Corporeidade e educação na roda de capoeira

CUNHA, Débora Alfaia da. CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO NA RODA DE CAPOEIRA ANGOLA: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DE MERLEAU-PONTY.  UFPA. 1998. Monografia (Especialização em Corporeidade, Esporte e Educação) – Belém – PA, Brasil.

O presente trabalho de pesquisa se constitui como elemento de avaliação final da especialização em Corporeidade, Esporte e Educação promovida pelo Centro de Educação da Universidade Federal do Pará; tendo como orientadora a Profª Ms Maria Neusa Monteiro, do Departamento de Fundamentos da Educação, que auxiliou profundamente nos aspectos filosóficos presentes no estudo. O trabalho divide-se em quatro capítulos. O primeiro versa sobre os objetivos e metodologia utilizada, tentando demonstrar como o fenômeno proposto para o estudo foi sendo compreendido. O segundo capítulo refere-se ao significado do conceito de corporeidade, enfocando as visões tradicionais sobre o corpo e como estas repercutem no âmbito escolar; este capítulo finaliza apontando a perspectiva Merleau-Pontyana como possibilidade de superação da dicotomia corpo e cogito. O terceiro capítulo centra-se na discussão sobre o fenômeno da capoeira, percorrendo as questões históricas do jogo e refletindo sobre os aspectos valorativos presentes na “roda”. O quarto capítulo apresenta os elementos valorativos e educacionais percebidos no trabalho de campo e que estão condizentes com uma proposta que articula educação e corporeidade. A conclusão do trabalho tenta indicar a feliz contribuição que um fenômeno como a capoeira, que não apresenta intenção sistemática sobre o ato de educar, pode fornecer as questões vivenciadas no cotidiano da escola brasileira.

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