CUNHA, Débora Alfaia da. Índice de Percepção da Qualidade (IPQ) aplicado a Avaliação dos Cursos de Graduação do Campus de Castanhal – UFPA. 2006. Monografia (Especialização em Estatísticas Educacionais) – PPGEST/UFPA, Belém – PA, Brasil.
Resumo
Este trabalho apresenta o Índice de Percepção da Qualidade aplicado aos dados do Projeto de Avaliação e Acompanhamento dos Cursos de Graduação - PAACG da UFPA coletados no segundo semestre de 2004 no Campus de Castanhal (CUNCAST) através do questionário denominado Aluno I. O trabalho apresenta três etapas principais: o primeiro momento se constitui num estudo sobre as questões históricas e políticas envolvidas na questão da avaliação dos cursos de graduação e como este tipo de procedimento vem sendo realizado na UFPA. O segundo momento discute a contribuição dos índices para monitoramento e acompanhamento da qualidade do serviço público. Demonstra-se ainda nesta segunda parte os procedimentos para a composição do Índice de Percepção da Qualidade. No terceiro momento se demonstra a aplicação da metodologia do IPQ ao trabalho. Conclui-se que o nível de percepção da qualidade depende do curso de graduação do aluno no que se refere principalmente a avaliação do desempenho docente e ao componente curricular. Observou-se ainda que o curso de Medicina Veterinária possui a melhor percepção discente sobre sua qualidade, apresentando conceitos de Excelente a Muito bom. O curso de Pedagogia é percebido como Muito Bom e o de Educação Física como um Bom curso de graduação. Letras transita pelos conceitos de Bom a Regular e o curso de Matemática apresenta os menores índices de percepção da qualidade em todas as variáveis e dimensões consideradas.
Palavras chaves: Qualidade - Serviço Público - Avaliação
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